Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Tendências do Amor no Mundo Moderno


Lembro que havia um modelo de relacionamentos amorosos com fases definidas na vida de cada um. 'Ficar' durante a adolescência, namorar ou 'levar alguém a sério' quando aos 20 e poucos anos, e aí, casar-se por volta dos 30 anos.
Parece que hoje as coisas mudaram. As pessoas tendem a passar mais tempo namorando, ou em algum relacionamento sério durante a vida adulta e não chegam a casar.

Um estudo feito na Universidade de Nova Iorque por uma sociologista, Paula England, revelou a nova tendência amorosa:

  1. É muito comum ver casais comprometidos, monogâmicos, que dormem juntos 3 ou mais noites durante a semana - algumas vezes os 7 dias - mas que, não moram juntos e nem planejam isso para o futuro. É o tipo de relacionamento que traz conforto e conveniência para o casal sem sacrificar a independência dos indivíduos.
  2. O outro tipo é o 'Morando separado mas juntos'. O casal é comprometido, porém vivem em residências separadas. Não passam as noites juntos com muita frequência, e por isso se diferenciam do tipo citado acima. É mais comum entre pessoas divorciadas, que já tenham filhos e não querem juntar as 2 famílias.  Valorizam a liberdade pessoal mas também, a dependência emocional.
  3. Por último é o 'Morando junto mas separados'. É o caso de casais que possuem filhos juntos e continuam morando na mesma residência mesmo depois que o romance acabou.
 O amor é possível em diferentes formas e não há mais regras fixas de como se relacionar. Acredito que cada um possua seu ideal de relacionamento. E se parece certo para você, e isso te faz bem, então por que não arriscar?

"Cada qual sabe amar a seu modo;
o modo pouco importa; o essencial
é que saiba amar. "
Machado de Assis