Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ilustrando a Síndrome de Asperger

"A campainha da porta tocou, anunciando a chegada de outro convidado para a festa de aniversário da Alícia. A mãe dela abriu a porta e olhou para Jack, o último convidado que faltava chegar. Era o aniversário de 9 anos de sua filha e a lista de convidados era composta por 10 meninas e 1 menino. A mãe de Alícia estava confusa com essa lista porque meninas de 9 anos, geralmente, consideram meninos da mesma idade como fedorentos e bobos, e que não vale a pena convidá-los para uma festa de aniversário de uma menina.
Mas Alícia disse que Jack era diferente. Sua família havia se mudado recentemente para Birmingham e Jack estava em sua sala de aula apenas há algumas semanas. Embora ele tenha tentado se enturmar com outras crianças, ele não fez nenhum amigo. Os outros meninos zombavam dele e não permitiam que ele participasse de nenhuma brincadeira.
Na semana passada, Jack sentou-se perto de Alícia enquanto ela estava lanchando, e conforme ela ouvia o que ele dizia, ela pensou que ele era um menino gentil e solitário, e mostrava-se perplexo com a atividade barulhenta e agitadada do playground. Ele parecia um Harry Potter novinho, e ele sabia muito sobre tantas coisas.
Voltando para a festa, lá estava ele, uma figura solitária, agarrando um cartão de aniversário e um presente que, imediatamente, entregou para a mãe de Alícia. Esta, notou que ele havia escrito o nome de Alícia no envelope, mas a sua escrita era estranhamente ilegível para uma criança de 8 anos.
"Você deve ser Jack", disse ela e ele respondeu com um rosto inexpressivo, "Sim".
Ela sorriu para ele e já ia sugerir que ele se juntasse às meninas no jardim quando ele disse, "O presente da Alicia é uma daquelas bonecas especiais que minha mãe diz que todas as meninas querem, e ela a escolheu. Mas o que eu realmente queria dar de presente a Alícia eram algumas pilhas. Você gosta de pilhas? Eu gosto, eu tenho 197 pilhas. Pilhas são muito úteis. Que tipo de pilhas você usa nos seus controles remotos?'
Sem esperar por uma resposta, ele continuou:
"Eu tenho uma pilha especial da Rússia. Meu pai é um engenheiro e ele estava trabalhando em um oleoduto na Rússia e voltou para casa com 6 pilhas AAA com escritos em russo para mim. Elas são minhas favoritas. Quando eu vou dormir eu gosto de olhar para a minha caixa de pilhas e colocá-las em ordem alfabética. Estou sempre segurando uma das minhas pilhas russas quando eu adormeço. Minha  mãe diz que eu devo abraçar meu ursinho, mas eu prefiro minhas pilhas. Quantas pilhas você tem?"
Ela respondeu: "Bem, eu não sei, mas devemos ter algumas..." e não sabia mais o que dizer. Sua filha era muito gentil, cuidadosa e maternal, portanto ela entendia porque sua filha havia 'adotado' esse garoto como um de seus amigos.
Jack continuou no seu monólogo sobre pilhas, falando de como são feitas e o que fazer com elas quando se esgotam. A mãe de Alícia também sentiu-se esgotada, ouvindo uma palestra que durou 10 minutos. Mesmo tendo mostrado sinais de que precisava sair e ter dito que precisava arrumar as comidas para a festa, ele continuou a falar, seguindo-a até a cozinha.
Ela notou que quando ele falava, raramente ele a olhava e que seu vocabulário era muito incomum para um garoto de 8 anos. Parecia mais que ela estava ouvindo um adulto do que uma criança, e ele falava eloquentemente, embora ele aparentava não querer ouvir.
Por fim, ela disse: "Jack, você precisa ir ao jardim e dizer oi para a Alícia. E você deve ir agora." Sua expressão facial indicava que não havia outra alternativa. Ele encarou seu rosto por alguns segundos, como se estivesse tentando ler suas expressões faciais e logo saiu da cozinha."

Fonte: The Complete Guide to Asperger's Syndrome - Tony Attwood

3 comentários:

  1. Muito bom este texto. Fez-me lembrar de um aluno que tenho...ele pega os meus livros e fica falando sobre todos eles...por horas. Pode ser assustador, mas depois de um tempo você acaba acostumando. Ele é um dos meus alunos mais inteligentes. Eu não acho que ele tenha SA...eu sou só professor...hehehehe Mas que é muito interessante, isso é.
    Diógenes

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Cheguei aqui indicada pelo Diogénes no facebook.

    Um texto ótimo e muito interessante a refletir.

    Carol

    ResponderExcluir
  3. Chanson, vous êtes la belle de la belle!

    ResponderExcluir