Hans Asperger, um austríaco, publicou suas observações sobre o autismo, em 1944. As diferenças observadas entre o Autismo e o que Hans Asperger estudou levaram a Psiquiatria a separar dois transtornos: Asperger e Autismo.
A característica marcante é a dificuldade que algumas crianças e adultos têm quando tentam comunicar com outras pessoas. Porém o desenvolvimento cognitivo é normal ou alto. As pessoas com a Síndrome de Asperger, geralmente possuem elevadas habilidades cognitivas e funções da linguagem normais. O vocabulário é elaborado, mas apesar disso apresentam dificuldades de interpretar e aprender as capacidades de interação social e emocional com os outros.
O tom de voz é monocórdio (um só tom), e a voz parece pouco emotiva. Podem apresentar a ecolalia (repetição ou eco da fala do interlocutor) e palilalia (repetição de suas próprias palavras). A escrita é consideravelmente menos legível.
É mais comum no sexo masculino e não se sabe a razão. Além disso, a SA (Síndrome de Aperger) pode estar associada com outros diagnósticos, como: síndorme de Tourette, problemas de atenção e de humor como a depressão e ansiedade. Pode haver um componente genético, onde um dos pais apresenta SA ou traços desta. É considerada uma desordem neurobiológica.
Outras características:
- Mostram interesses restritos ou interesses especiais: escolhem um assunto de interesse, que pode chegar a ser seu único interesse por muito tempo. É comum o interesse por coleções.
- Pensamento concreto.
- Presença de habilidades incomuns como cálculos de calendário, memorização de grandes seqüências como mapas de cidades, cálculos matemáticos complexos, ouvido musical absoluto, etc.
- Interpretação literal, incapacidade para interpretar mentiras, metáforas, ironias, frases com duplo sentido, etc.
- Dificuldades no uso do olhar, expressões faciais, gestos e movimentos corporais como comunicação não verbal.
- Dificuldade para entender e expressar emoções.
- Falta de auto-censura: costumam falar tudo o que pensam.
- Apego a rotinas e rituais, dificuldade de adaptação a mudanças e fixação em assuntos específicos.
- Atraso no desenvolvimento motor e freqüentes dificuldades na coordenação motora tanto grossa como fina, inclusive na escrita.
- Hipersensibilidade sensorial: sensibilidade exacerbada a determinados ruídos, fascinação por objetos luminosos e com música, atração por determinadas texturas etc.
- Dificuldades em generalizar o aprendizado.
- Dificuldades na organização e planejamento da execução de tarefas.
Muitos indivíduos com SA não precisam de tratamento farmacológico, ao passo que outros sim. Não exite medicação específica para essa síndrome. O que ocorre é a utilização de fármacos para alguns dos sintomas: estabilizadores de humor, Fluoxetina, Clomipramina, Ritalina, etc.
Em relação à escola, é importante que as pessoas que forem lidar com alunos com SA estejam preparadas, lembrando que se trata de uma desordem do desenvolvimento e não é um comportamento manipulativo ou algo do gênero.
Em um plano geral, ao longo do desenvolvimento da pessoa, algumas características predominam e outras recuam. As crianças crescem, se tornam independentes, casam, trabalham, constituem famílias apesar da síndrome.
Não impede o potencial de uma vida mais 'normal'.
Para completar, é dito que Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Bill Gates, Keanu Reeves entre outros tinham e têm Asperger.
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